Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (501 votos)

ONLINE
2





Partilhe esta Página


Depilação
Depilação

pele lisinha Nada melhor do que uma pele lisinha e livre daqueles pelos teimosos, não é mesmo? Mas na hora da depilação bate uma preguiça, o medo da dor e da irritação. Além disso, surge a dúvida sobre o momento certo para se depilar e os métodos adequados.

Para você colocar as pernas de fora, usar blusinhas decotadas e, principalmente, sentir-se totalmente a vontade naquele biquíni novinho, selecionamos algumas dicas para aliviar o sofrimento.

Para começar saiba como esfoliar a pele, evitando que os pelos encravem, com a ajuda de bucha vegetal, cremes esfoliantes e algumas receitas caseiras fáceis de preparar.

Fique por dentro dos principais métodos de depilação. Se você é alérgica a lâminas, vai conhecer vários tipos de ceras, até uma que pode ser feita em casa. Também vamos detalhar as outras alternativas, como aparelhos elétricos e Roll On, com uma explicação detalhada sobre o tipo de pelos em que devem ser usadas.

Também vai aprender os cuidados após a depilação, receitnhas para acalmar a pele e saber os tipos de hidratantes são mais eficientes.

 

Esfoliação

É importante preparar a pele para ter um resultado eficiente. A esfoliação é a melhor maneira de alisar a pele e evitar os pelos encravados.

Os cremes esfoliantes são a melhor solução. Quando usados antes da depilação, eles abrem os poros, soltando os pelinhos mais teimosos. Mas tome cuidado, porque depois de ter feito a depilação é necessário esperar pelo menos 03 dias para poder esfoliar, antes disso a pele está muito sensível.

A bucha vegetal também é uma grande aliada na prevenção de pelos encravados. Ela deixa a pele macia, limpa e pronta para uma nova depilação, quando usada diariamente, durante o banho.

Você também pode fazer uma mistura com mel, limão, açúcar ou fubá. Mas é preciso lavar com água corrente e secar bem a pele para evitar as manchas fotossensíveis que o limão, associado à exposição solar, pode causar.

 

Técnicas de depilação

 

Cremes depilatórios

Na depilação química, agentes alcalinos removem os pelos na superfície da pele. Mas há risco de irritação e os fios crescem em menos de duas semanas.

Estes produtos podem ser encontrados em creme, pó e loções, podem ser usados nas pernas e virilha. Mas antes de utilizá-los faça um teste em uma pequena área para saber se não há reação alérgica.

 

Depiladores elétricos

Depiladores elétricos tem discos rotativos que extraem os fios pela raiz, tem várias velocidades ajustáveis conforme a quantidade de pelos, alguns tem massageador para diminuir a dor.

É o método que eu uso atualmente, fiquei cansada da dificuldade de conseguir horário livre no salão, comprei um depilador elétrico e estou muito satisfeita.

A dor é a mesma da depilação com cera, e tem que ser "macho" para ter coragem de começar, mas depois que a gente se acostuma a comodidade de poder chegar do trabalho, tomar um banho, fazer a depilação e ficar com a pele lisinha, macia, e os pelos demoram bastante para crescer. Adoro!

 

Cera fria

Para os pelos mais finos, como os das pernas, a cera fria pode ser uma boa opção, ela enfraquece o pelo, deixando-o mais fino e flexível. Só não é muito eficaz para pelos curtos.

A cera fria não aumenta a incidência de varizes.

 

Cera quente

É um dos métodos mais tradicionais, arranca os pelos desde a raiz o que dá um maior espaçamento entre as depilações. Muito indicado para áreas sensíveis, como virilhas, púbis e axilas.

Só é contra-indicado para pessoas com tendência a microvarizes, hipersensibilidade ao calor e a derrames capilares.

 

Roll On

O aparelho aquece a cera em 20 minutos. Os pelos são retirados desde a raiz, no sentido inverso do crescimento, com lenços descartáveis que evitam o contato com a pele. Não oferece riscos de queimaduras ou contaminação por bactérias.

 

Lâminas

É uma alternativa muito usada por ser rápida, barata e prática. Ao contrário do que se imagina, não  afeta a textura e o crescimento dos pelos, mas deve-se ter cuidados para evitar lesões na pele.

Para facilitar a depilação, deve-se umedecer a área com água morna por, no mínimo, 02 minutos e passar a lâmina numa só direção, no sentido do crescimento do pelo.

Não se deve esticar a pele e passar a lâmina sobre o mesmo local mais de uma vez.

O ideal é usar um gel para amolecer os pelos.

Nas pernas, é melhor depilar no sentido contrário ao crescimento dos pelos.

 

cera caseira

Cera caseira

1 xícara de mel 

1 colher de sopa de suco de limão

Misture, leve ao fogo e deixe chegar ao ponto de "puxa-puxa". Em seguida, derrame a mistura sobre uma pedra mármore molhada e mexa lentamente até esfriar.

Limpe a área a ser depilada com algodão embebido em álcool. Seque bem. Aplique a cera no sentido do crescimento dos pelos. Para retirar, puxe no sentido contrário.

 

Cuidados após a depilação

O uso de um gel a base de calêndula acalma a pele e dá uma sensação de frescor e alívio.

Não se deve tomar sol logo após a depilação.

Os produtos que contenham álcool devem ser evitados.

Alguns cremes retardam o processo natural de crescimento dos pelos ou agem sobre a raiz, enfraquecendo a estrutura do fio. Essas fórmulas devem ser usadas logo após a depilação.

 

Loção hidratante e refrescante pós-depilatória

1 colher de sopa de óleo de abacate

150 ml de leite de rosas

Misture bem, agite e passe nas regiões que foram depiladas. Não é preciso retirar da pele. Deixe secar naturalmente.

 

Então é só pegar as blusinhas e saias e aproveitar a pele lisinha. Assista o video com a reportagem da Tv Minha Vida sobre os tipos de depilação