Para manter o cabelo com a melhor aparência possível deve ser cortado a cada quatro ou seis semanas para eliminar pontas quebradas.
Mas, não acredite na lenda de que o cabelo cresce mais depressa quando cortado, a média de crescimento do cabelo é de um centímetro por mês, mais isso varia de pessoa para pessoa.
Em qualquer época, de dez a quinze por cento dos cabelos estão inativos e pontos para cair, enquanto os restantes oitenta e cinco a noventa por cento estão em diversos estágios de crescimento - por isso temos cabelos de diferentes estágios de comprimentos por toda a cabeça.
Uma perda de vinte a oitenta fios por dia é normal. A rapidez de reposição diminui com a idade.
Muitos fatores podem afetar o ritmo da queda de cabelos, e a maioria deles está relacionada a fatores hormonais.
Durante a gravidez, a perda de cabelos geralmente é mais lenta, e pode mesmo parecer parar totalmente, depois com o nascimento ocorre uma queda mais acelerada. Tudo isso é temporário e se corrige naturalmente com o tempo.
A pílula anticoncepcional, e a anorexia nervosa, e doenças que causam disturbios hormonais também podem ocasionar queda de cabelos.
O estado do seu cabelo é um reflexo de seu estado geral de sua saúde como um todo.
Portanto, sem querer faltar com o respeito com os cabelereiros, procure um médico quando perceber grandes mudanças com relação a queda ou estrutura dos seus cabelos, o seu corpo pode estar enviando algum sinal.
Assista este video em que o Dr. Luciano Barsanti dá dicas para prevenir a caspa e a seboréia.
Leia também
Cabelos oleosos Cabelos secos ou ressecados Pele linda Adeus celulite Dieta e emagrecimento Ginástica facial