A cada dia que passa a obesidade vem se tornando um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna, e assim também cresce a procura por dietas e técnicas de emagrecimento mágicas.
A obesidade deixou de ser vista apenas pelo aspecto estético, mas se tornou uma preocupação de saúde devido ao risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, e altos níveis de colesterol no sangue.
Mas se a pessoa apela para dietas e técnicas de emagrecimennto mágicas ou milagrosas na maioria das vezes volta a engordar, ou até mesmo agrava problemas de saúde por restrições alimentares muito agressivas.
Para emagrecer ganhando saúde é preciso mudar hábitos. Reeducação alimentar é fundamental, e exercícios físicos são essenciais.
Atualmente é mais difícil manter-se no peso ideal, a correria do dia a dia, as "facilidades" dos fast-foods, as inúmeras ofertas de alimentos industrializados, cheios de sódio e gordura, ou os docinhos maravilhosos.
O ideal é focar na sua saúde. Viver contando calorias pensando no que você tem que abdicar para emagrecer acaba gerando culpa, e mais problemas. Pense no que você quer ganhar, mais disposição, mais energia, mais saúde!!
Para saber se você está com problemas de peso.
1º Verifique o seu índice de massa corpórea (IMC). A fórmula é:
IMC = peso atual (kg) / altura²
Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg e tem 1,60 de altura
IMC = 60/1,60² = 60/2.56 = 23,43
Observando que:
IMC | Classificação |
menor que 18 | Desnutrição |
18,1 - 20,4 | Baixo peso |
20,5 - 25 | Normal |
25,1 - 27,9 | Sobrepeso |
28 - 31,9 | Obesidade grau I |
32 - 39,9 | Obesidade grau II |
maior que 40 | Obesidade grau III ou severa |
Esse índice não deve ser usado com crianças e atletas por que induz ao erro.
Em casos raros, alguns problemas de saúde podem levar a um aumento de peso, por isso é sempre bom consultar um médico e fazer os exames solicitados. Isso também é importante se você é sedentário e vai começar a se exercitar.
Para as pessoas comuns um pouco de bom senso seria o suficiente para começar a emagrecer com saúde.
DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE
Faça 05 refeições diárias - São as 03 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas de 02 pequenas refeições (de preferência composto por frutas, ou outro alimento de baixa caloria e alto nível nutricional).
Valorize a qualidade e diminua a quantidade. É um erro comum pensar que é preciso comer muito para se alimentar bem.
Nas principais refeições tenha alimentos de todos os grupos alimentares, não pense que deixando de ingerir carboidratos você vai emagrecer mais rápido, o corpo vai começar a queimar proteínas para suprir a ausência de carboidratos e a construção de tecidos, e outras funçoes das proteínas será prejudicada. Mas dê preferência aos integrais.
Aumente o consumo de fibras. Elas dão a sensação de saciedade. Frutas e verduras cruas são ricas em fibras, aproveite!!
Diminua o consumo de açúcar e gordura. Prefira alimentos grelhados.
Uma dica legal é fazer dois pratos para o almoço, um com muitas verduras cruas, e o outro com a carne, legumenosas e cereais, mas em menor quantidade que o primeiro prato.
Também é interessante incluir alimentos funcionais ou termogênicos nas suas refeições.
Beba muita água.
Diminua o sal, ele retém líquidos e afeta a pressão arterial.
Abandone os enlatados, refrigerantes (mesmo os que se dizem light), biscoitos recheados, e coisas do gênero.
E mexa-se. Dance, caminhe, corra...Prefira a escada ao elevador, desça do ônibus um ponto antes ou estacione o carro um pouco mais distante.
A atividade física aumenta o número de calorias que seu corpo usa e promove a perda de gordura corporal em vez da perda de músculo e outros tecidos não gordurosos.
As pessoas que incluem atividade física em seu programa de perda de peso são mais propensas a manter o peso perdido do que aquelas que mudam apenas a dieta
Um médico aconselhou meu pai, super sedentário, a assitir o jornal na TV fazendo corrida estacionada, ele gostou tanto que acabou virando maratonista.
Essas são dicas para pessoas comuns e são mais uma questão de bom senso. Dietas de restrição alimentar e casos de obesidade pronunciada devem ter obrigatoriamente acompanhamento médico.
Leia também Alimentos Funcionais Alimentos que emagrecem Alimentos termogênicos Adeus celulite Macho bem cuidado Pele linda Cabelos