Tudo vai bem até você encontrar riscos escuros denunciando pequenos vasinhos nas pernas: são as temíveis varizes que teimam em aparecer.
As varizes são dilatações das veias que ocorrem devido à má circulação do sangue nas pernas. A panturilha, a famosa batata da perna, tem válvulas com o papel de bombear o sangue dos pés para o coração, desafiando a lei da gravidade.
Quando estas válvulas não funcionam bem surgem as varizes.
As varizes surgem, principalmente, por fatores genéticos. Mas o sedentarismo, a obesidade e os distúrbios hormonais, ocorridos muitas vezes durante a gravidez, também agravam o problema.
São uma doença e não um problema estético, e entre os incômodos causados pelas varizes o mais frequente é o edema crônico - inchaço nas pernas, mais acentuado no fim do dia - que dificulta a nutrição dos tecidos, diminuindo a resistência aos traumatismos e infecções.
O edema provoca o escurecimento da pele na região próxima aos tornozelos, eczemas e o aparecimento de úlceras. E pode evoluir para a flebite, a inflamação da veia que, em alguns casos, evolui para a trombose, levando às vezes a complicações pulmonares.
Por isso é imprescindível o acompanhamento médico para o tratamento das varizes.
Como evitar as varizes
Para evitar o surgimento das varizes as principais armas são, adotar uma dieta saudável, beber muita água, praticar exercícios regularmente, relaxar com os pés para cima e evitar sapatos de salto alto.
Calço
Coloque um calço de 5 a 10 centímetros no pé da cama para que as pernas fiquem levemente inclinadas para o alto. Isso facilita a circulação do sangue.
Meias
O uso de meias elásticas reduz os incômodos. As meias comprimem a região externa das pernas, aumantando a ação da bomba muscular natural do organismo. Elas aplicam uma graduação de pressão no membro inferior, forçando o sangue em direção ao coração. Pergunte ao seu médico qual a mais indicada para o seu caso.
Calçados
Prefira, sempre que possível, o uso de tênis, sandálias e sapatos baixos. Os saltos muito altos quando usados por períodos muito longos podem atrapalhar o bombeamento do sangue pela região da panturilha e contribuir para o aparecimento das varizes.
Mexa os pés
Movimentos constantes com os pés durante o dia e repouso com as pernas para cima ajudam a evitar as varizes. E procure evitar passar longos períodos em pé, principalmente parada.
Exercite-se
A melhor maneira de evitar varizes é praticar exercícios físicos. A natação e a hidroginástica são as atividades mais recomendadas porque não são atividades de impacto.
Exercícios de impacto, como o tênis, devem ser evitados. Musculação não é recomendada.
Alimentação
Alho, pimenta vermelha, frutas cítricas e leite estimulam a circulação e fortalecem os vasos.
Evite o calor
Saunas e banhos quentes devem ser evitados
Evite a depilação com cera quente. O calor promove a dilatação dos vasos e pode romper os mais delicados. Além das altas temperaturas, o estica e puxa da cera aumenta o ressecamento da pele.
Se sentir queimação, ardência e sensação de peso nas pernas, procure um médico para impedir a evolução da doença.
Conheça os tratamentos adequados a cada tipo de varizes
Escleroterapia
Injeção de certos líquidos através de uma agulha muito fina. É indicado para varizes de calibre muito pequeno, ou vasinhos.
Microcirurgia
A microcirurgia é aconselhada para asvarizes de médio calibre. A liberação do paciente acontece depoisde 1 a 30 dias, conforme o procedimento empregado. Opte por realizá-la no inverno, já que a região operada não poderá pegar sol por três meses.
Laser
Aplicado em sessões mensais, o laser apresenta uma cauterização mais duradoura. A técnica resseca até asveias mais finas, nas quais a agulha não penetra. Apesar disso, o laser ainda não é um consenso entre os angiologistas.
Chás como aliados
Alguns chás tem propriedades que podem agir como auxiliares na prevenção e tratamento das varizes.
Cipreste - Junte duas colheres de sopa da casca picada e dois copos de água. Deixe ferver por 20 minutos. Coe e beba uma colher de chá desta mistura diluída em água, três vezes ao dia.
Paciência - Ferva dois copos de água com duas colheres de sopa de raízes de paciência, por 20 minutos. Beba três xícaras ao dia e faça compressas três vezes ao dia.
Hamamélis, alecrim e erva de bicho - Ferva dois copos de água para duas colheres de sopa da mistura homogênea dessas plantas. Abafe durante 20 minutos. Coe e beba três xícaras do cháciariamente.
Avelã - Ativa a circulação. Misture duas colheres desopa das folhas fatiadas num copo de água fervente. Deixe em contato durante 20 minutos, em um recipiente tampado. Depois coe o chá e beba três xícaras ao dia.
Castanheiro da índia - Fervaa duas colheres de sopa da casca fatiada com um copo de água por 15 minutos. Coe e beba três xícaras do chá ao dia.
Ruta de cheiro forte - Despeje dois copos deágua fervida sobre duas colheres de sopa das folhas fatiadas. Deixe em infusão por 15 minutos. Coe e beba duas xícaras ao dia.
Assista este video em que o Dr. Romualdo Mafra Jr. fala sobre os tipos e tratamentos de varizes.