Nada melhor do que se sentir linda naquele biquini novinho. Mas, de repente, você se olha no espelho e se desespera com aqueles terríveis furinhos no bumbum: a celulite.
Este problema, que atinge 80% das mulheres logo após a adolescência, é causada por diversos fatores.
Os mais comuns são hereditáriedade, estresse, sedentarismo, má alimentação, problemas circulatórios e uso de anticoncepcionais. Há ainda a influência dos hormônios.
A celulite aparece da seguinte forma: as células de gordura aumentam de tamanho e quantidade, fazendo com que as fibras elásticas se rompam e as de colágeno endureçam.
O organismo retém água e não drena bem as toxinas, facilitando o aparecimento de inchaço. Dessa forma, os vasos sanguíneos são comprimidos pelos nódulos de gordura e pelo inchaço, causando o desconforto.
Atualmente, não existe cura total e definitiva para a celulite. Mas ela pode ser atenuada, reduzida e, principalmente, prevenida.
O tratamento inclui em primeiro lugar uma boa dieta ou mesmo reeducação alimentar.
Beba muita água, no mínimo dois litros por dia.
Deixe de lado os refrigerantes e prefira sempre os sucos de frutas naturais.
Coma grãos e cereais integrais, frutas, legumes e verduras, e evite alimentos refinados e processados, e bebidas alcoólicas.
A ingestão de sal também deve ser reduzida.
Para completar o dia-a-dia saudável longe da celulite, é preciso praticar atividades físicas constantes e, sobretudo, adotar tratamentos estéticos locais.
Para ajudar a evitá-la, há métodos como a endermoterapia, a drenagem linfática e a eletroperapia.
Descubra o seu grau
A celulite pode se manifestar em quatro graus diferentes, que vão determinar o tratamento ideal para cada caso.
Grau 1 - A pele é lisa e podem aparecer leves ondulações. Praticamente invisível, a celulite só aparece quando a região é apalpada. Nesse estágio, é fácil conter sua evolução.
Grau 2 - Aqui, os sinais já são mais visíveis. As ondulações são médias, as células de gordura aumentam, podem surgir pequenas varizes e leve inchaço na região. Nessa fase, os tratamentos ainda apresentam bons resultados.
Grau 3 - Uma leve flacidez de pele é acompanhada por ondulações mais acentuadas, inchaço e sensação de peso nas pernas. Surgem nódulos e endurecimento da região afetada. A textura da pele se altera: fica áspera, com aspecto de casca de laranja. A melhora do quadro pode chegar a 70%.
Grau 4 - A circulação local muito comprometida causa sensação de peso, adormecimento e inchaço nas pernas. A flacidez é evidente, a celulite endurece e a pele fica cheia de buracos. Para estes casos, a cirurgia é indicada.
Alimentação
Não existe uma dieta específica para combater a celulite, mas uma combinação de alimentos saudáveis pode evitar a volta das ondulações e ajudar a manter o peso.
Coma muitos grãos e cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que contêm vitaminas e minerais reguladores da circulação.
Esses alimentos são ricos em fibras, indispensáveis para o bom funcionamento do intestino.
Aposte numa alimentação rica em proteínas. Carnes, peixe, ovos, queijo branco, leite e outros derivados desnatados protegem as células, evitando a retenção de líquidos.
Evite alimentos industrializados. Queijos amarelos, manteiga, leite integral, doces e frituras em geral devem ser cortados da dieta.
Os refrigerantes, mesmo diet ou light, possuem corantes e conservantes, que comprometem o funcionamento do organismo. Prefira os sucos de frutas naturais.
Beba no mínimo dois litros de água por dia. Isso favorece a irrigação dos tecidos e tem efeito diurético, diminuido a retenção de líquidos.
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool tem muitas calorias e sobrecarrega o fígado.
Diminua a ingestão do sal, que retém líquidos.
Prefira fazer várias pequenas refeições ao longo do dia. Dessa forma, você garante que seu metabolismo estará sempre ativado.
Chás
Um chazinho de ervas é um santo remédio para diversos males. Mas não é única forma de usufruir dos poderes da natureza. Dependendo das plantas usadas, um banho de imersão, por exemplo, pode ajudar a combater a celulite. Há vários chás que podem ajudar a eliminar ou reduzir esse mal sem efeitos colaterais.
- A alcachofra é uma ótima aliada no combate à celulite graças a sua ação diurética. Para fazer o chá separe duas colheres de sopa das folhas e jogue num recipiente com dois copos de água fervente. Deixe o líquido abafado por dez minutos antes de coar. Beba duas xícaras por dia, sempre duas horas antes das refeições.
- Uma fórmula poderosa é o chá bem concentrado de alcachofra, cabelo-de-milho, cáscara sagrada e carqueja. Além de evitar a celulite, ele ainda queima a gordura localizada, evita estrias e diminui a ansiedade. Beba três xícaras ao dia: de manhã, à tarde e a noite.
- Outro chá pode ser feito com duas colheres desopa das folhas fatiadas de carqueja. Deixe-as em infusão por dez minutos num copo com água fervendo. Beba duas xícaras ao dia.
- A cavalinha também é eficiente no combate à celulite. Separe duas colheres de sopa da planta e ponha numa panela com dois copos de água. Ferva por dez minutos. Coe e beba três xícaras de chá ao dia. Outra opção é tomar banho de imersão por 20 minutos.
CREMES E MASSAGENS
Os cremes anti-celulite devem conter em sua composição centella asiática, castanha da Índia, fucus ou cafeína. Eles tem resultado comprovado e podem alcançar até 10% de eficácia. Dê preferência a cremes que reduzam medidas, ataquem a celulite já instalada e dificultem o aparecimento de novos focos.
- Para afastar o aspecto de casca de laranja da pele é preciso usar bem as mãos: aplicar o creme duas vezes ao dia com uma boa massagem pode melhorar muito o resultado.
- Durante o banho, massageie a pele com bucha vegetal e sabonete de 07 ervas. Isso ativa a circulação, remove células mortas e facilita a absorção do creme.
- Após o banho, massageie a pele com o creme escolhido, sempre com movimentos ascendentes. A massagem ativa a circulação e favorece a drenagem das toxinas.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS
Drenagem linfática - Dá ótimo resultado para quem tem pouca celulite, além de ser simples e barato.
É uma massagem suave feita com um aparelho de placas-eletrodo ou com as mãos, que estimula o escoamento de toxinas.
Endermoterapia - Um aparelho massageia a pele e, em movimentos de sucção e pressão, estimula a circulação sanguinea e linfática. Esta técnica devolve equilibrio ao organismo.
Intradermoterapia - Consiste injetar de medicamentos com agulhas finas que penetram a pele, são substâncias que ajudam a queima de gordura, melhoram a circulação e a eliminação de líquidos, além de agir como antinflamatório.
Eletroterapia - Este método utiliza correntes elétricas para ativar a circulação. São colocados eletrodos que fazem os músculos contrairem, melhora a circulação, reduz medidas e tonifica a musculatura.
Subcisão - Microcirurgia feita em pequenas áreas, uma agulha com uma lãmina é introduzida e vai desfazendo os furinhos.
Um especialista deve avaliar a gravidade da celulite e indicar o tratamento ideal para cada caso.
Esta matéria do "Fantástico" sobre celulite mostra alguns tratamentos contra este "terror"
ATIVIDADES FÍSICAS
Exercitar-se é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A atividade física ajuda a manter o peso, define músculos, e é como um tônico para a saúde e bem estar, e diminui as chances de ter celulite.
O ideal é combinar atividades aeróbicas, como natação, corrida e hidroginástica, e anaeróbicas, musculação.
Sacuda a preguiça e movimente-se sempre. Prefira escadas ao elevador, desça do ônibus um ponto antes ou estacione o carro um pouco mais longe, para fazer uma caminhada.
Andar é o melhor exercício, e é de graça. Faça pelo menos 40 minutos de caminhada todos os dias. Ativa a circulação e diminui o estresse.
ROUPAS
Evite calças muito justas, elas dificultam a circulação e comprimem a região, e também prefira calcinhas de algodão.
Leia também Inimigos da pele Pés de princesa Mãos lindas Cabelos secos